Pratos típicos de inverno que todo mundo adora provar

5 pratos típicos de inverno que todo mundo adora provar

comidas de outros países que deveriam virar moda no Brasil
5 comidas de outros países que deveriam virar moda no Brasil
09/07/2020
destaque do chef do tabula
Chef do Tábula, Carlos Santichio recebe destaque nas redes sociais do Le Cordon Bleu Brasil
20/07/2020
pratos-típicos-de-inverno

Os pratos típicos de inverno não foram elaborados especificamente para “aquecer” o corpo, eles nasceram de uma história que muitas vezes, remetiam às necessidades de um povo.

O inverno é uma estação conhecida por evidenciar a gastronomia, nessa época, a maioria das pessoas gosta de cultivar hábitos que promovem aconchego. Contudo, sempre fazendo alusão a determinada comida.

Por isso, existem comidas que são mais apreciadas nessa estação do ano. 

Mas, quais são os pratos típicos de inverno e qual é a sua origem?

Toda comida possui histórias, afinal, a gastronomia diz muito sobre a cultura de um povo.

Para entender melhor de onde veio cada prato, separamos os mais apreciados pela maioria das pessoas nessa estação do ano. Confira!

1- Sopas e caldos

pratos-típicos-de-inverno

É impossível falar de culinária de inverno sem mencionar a sopa e os caldos. Já é uma tradição no Brasil e em outras partes do mundo os famosos “festivais de sopas e caldos” quando o frio mostra as caras.

Você sabia que a cultura da sopa tem o mesmo tempo da descoberta do fogo?

Os povos antigos costumavam ferver as carnes e vegetais com o objetivo de deixar eles mais macios para consumo. Naquele tempo nem panelas existiam, mas eles usavam buracos em pedras para aquecer.

Com o passar dos anos, os homens perceberam que as sopas ajudavam muito a manter os dentes saudáveis por mais tempo e por conta disso, passou a ser uma refeição muito nutritiva entre os povos.

As sopas e caldos são muito consumidas entre ricos e pobres. Além disso, os sabores foram sendo construídos de maneiras diferentes conferindo ao prato um toque de sofisticação.

As sopas mais consumidas são: Legumes, feijão, capeletti, cebola e canja. Além disso, não se pode esquecer dos caldos de mandioca, caldo verde e caldo de mandioquinha.

O mundo inteiro consome sopas, como por exemplo o Japão com a  sopa de Missoshiro, na Espanha o Gazpacho, na  França o Soupe à l’Oignon (sopa de cebola), Israel com seu Pumpkin Soup (abóbora com frango) e na Itália o famoso Minestrone (feijão, massas e legumes).

A lista de sopas e caldos pelo mundo é bastante extensa, pois esse é um dos pratos típicos de inverno e um dos mais democráticos.

2- Fondue

pratos-típicos-de-inverno

O fondue é um prato que aquece no inverno, mas sobretudo, tem um ritual mais apreciado ainda entre os grupos familiares e amigos. Afinal, todos ficam ao redor de uma mesa compartilhando as delícias que podem ser de carne, queijo e chocolate.

Primeiramente, é preciso dizer que a palavra “Fondue” significa “derretido ou fundido”. Foi criado na França durante a segunda guerra mundial, justamente para se comer no inverno, pois os camponeses moravam em regiões muito distantes da cidade e nos dias frios, não conseguiam comprar alimentos.

Como os franceses fabricavam muito queijo, sempre sobrava restos, então, eles resolveram aproveitar isso e juntavam todos os pedaços e derretiam no fogo. Para comer o alimento, eles mergulhavam pão nesse creme.

No entanto, o Fondue ganhou o mundo na década de 50, depois que um Chef Francês apresentou a iguaria com queijo e depois, inventou um fondue de chocolate para incrementar as receitas em Nova York.

Atualmente, o Fondue é uma comida refinada, pois usa queijos mais caros e especiarias, mas vale lembrar que esse é um dos pratos típicos de inverno que surgiram de forma muito rústica.

3- Polenta com carne ou frango

pratos-típicos-de-inverno

A polenta tem origem Italiana, mas no Brasil, especialmente na região Sul é muito consumida devido a presença de imigrantes italianos.

Ela pode ser consumida com carne e frango ao molho, mas também com a famosa rabada ou ossobuco.

A polenta original é uma mistura de fubá com água que fica algumas horas cozinhando, as nonas italianas ficam mexendo a mistura o tempo todo em grandes panelas.

Todavia, estima-se que esse prato existem a milênios, inclusive, os romanos chamavam de “pultem”. Mas, naquele tempo ainda não se tinha o milho, eles faziam o prato com grãos de faro e trigo esmagados que eram transformados em farinha de um jeito rústico.

A polenta foi um grande destaque na idade média, era servida com carnes e aves em grandes banquetes dos nobres.

4- Risoto

pratos-típicos-de-inverno

Um dos pratos típicos de inverno com ares de elegância é o risoto, ele nasceu na Lombardia no norte da Itália, onde a localização ficou conhecida como a “terra do risoto”.

Esse é um prato bastante antigo, nasceu no século Xl quando encontraram o “pequeno arroz“.

O risoto leva esse arroz diferente que pode ser encontrado como: Arbóreo, Carnaroli e o Vialone. São tipos mais caros e que oferecem muita cremosidade ao prato devido a presença de elementos que faz uma liga entre os grãos.

O prato é quente, saboroso e pode ser usado muitos ingredientes para criar um sabor diferente. Todavia sua base é feita de arroz apropriado para risoto, vinho branco e um caldo de legumes muito bem executado.

O risoto pode ser um prato único ou para acompanhar carnes e frutos do mar.

5- Feijoada

pratos-típicos-de-inverno

Um prato muito conhecido no Brasil cai muito bem nos dias frios, pois ele é forte e quente. No entanto, o brasileiro degusta a iguaria em todas as estações.

Mas, antes de falar um pouco da feijoada brasileira, é preciso entender que o País não é o único que consome esse prato.

A feijoada é um prato antigo da França, mas naquela região é chamada de “Cassoulet“, é feita com feijão branco. Na Itália, a feijoada é chamada de ” Puchero” e em Portugal “Casoeula”.

Os nomes tem haver com o significado, pois se trata de um cozido de carnes e feijão tudo misturado.

A feijoada consumida no Brasil nasceu no século XlX, foi criada pelos escravos em suas senzalas, onde usavam os restos de carnes ignoradas pelos nobres portugueses.

Depois disso, os portugueses resolveram trazer essa forma de preparo ao Brasil e com o passar do tempo, acrescentaram o nosso feijão (preto) no cozimento que era de origem Sul Americana que na época, era muito consumido pelos Índios.

Em linhas gerais, a feijoada não é brasileira, mas sim, uma adaptação a gastronomia europeia.

E aí, quais desses pratos típicos de inverno você gosta mais? 

Gostou do conteúdo? Confira também: 5 COMIDAS DE OUTROS PAÍSES QUE DEVERIAM VIRAR MODA NO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *