Crocante, saudável e muito saboroso, o peixe na brasa é um dos pratos mais apreciados quando se trata de frutos do mar.
Por ter um vasto litoral, o peixe na brasa é uma excelente opção para uma refeição leve no Brasil.
Como a mania do brasileiro é um churrasco, a substituição da carne pelo peixe foi acontecendo naturalmente, até mesmo em cidades onde não tem praia.
Os assados são uma técnica culinária muito conhecida no mundo, eles podem ser feitos no forno, panela com pouco líquido e na churrasqueira. O objetivo é que o alimento cozinhe com o calor seco.
Nossos antepassados já utilizavam uma espécie de grelha para assar carnes e peixes na brasa. Quando os animais eram de grande porte, eles costumavam fazer um buraco no chão com pedras e o fogo era feito dentro desse local para que as pedras ficassem bem quentes e incandescentes para assar o alimento.
Por isso, a origem do peixe na brasa é desconhecida, pois se trata de uma técnica antiga e amplamente difundida pelo mundo.
Sabe-se que na idade contemporânea entre os séculos XIX e XX o homem adquiriu mais conhecimento e começou aquecer a água em pedras, assados pelo calor, assados pelas brasas onde surgiu o churrasco e por fim, colocar o peixe enrolado em folhas debaixo das cinzas para cozinhar.
Existem diversas formas de preparar o peixe na brasa, as receitas vão depender do cozinheiro, que aliás, podem se diferenciar conforme o peixe escolhido.
Em alguns casos, o peixe é colocado em grelhas para cozinhar diretamente com o contato na brasa. O resultado é um sabor defumado diferenciado.
Algumas técnicas envolvem o peixe em papel alumínio ou folhas de bananeira para posteriormente colocar na churrasqueira.
Via de regra, as técnicas dependem do resultado esperado pelo cozinheiro.
No Tábula Restaurante, o peixe na brasa tem a receita exclusiva do CHEF. Para melhor experiência dos clientes, o peixe é fresco e de época.
Primeiramente, o peixe passa por uma limpeza completa, o tempero é sempre pensado de maneira inteligente, visando o equilíbrio dos sabores, pois tem seus acompanhamentos.
A suavidade do peixe não pode ser perdida.
As melhores opções de peixe na brasa são: Pargo, linguado, robalo, pescada, peixe galo, tainha e anchova.
Geralmente, o preparo do peixe na brasa é feito com a pele e as escamas para dar mais firmeza ao prato na hora de assar.
Limpo e temperado, o peixe na brasa é colocado para assar. Nesse momento, o olhar do CHEF não pode desviar, pois a carne de peixe é delicada e em pouco tempo ficará pronta de um lado e por isso, deve-se virar o peixe.
O tempo para assar vai depender do tamanho do peixe. Para testar, pode ser usada uma faca para perfurar a carne, se estiver macia, está pronta. Por fim, basta finalizar com aquela douradinha para conferir o acabamento perfeito.
O peixe na brasa é servido com acompanhamentos exclusivos da casa. Se você quer provar o melhor peixe na brasa em Americana, venha provar e viver uma experiência totalmente diferente no Tábula Restaurante.
Confira também: SALADA DE BURRATA E VEGETAIS MEDITERRÂNEO
ENDEREÇO
📍 Rua das Acácias, 43, Jardim São Paulo – Americana – SP
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
🕐 Quarta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Quinta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sexta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sábado | 19:00 – 22:00