O American BBQ é um churrasco americano, entretanto, em cada estado nos Estados Unidos, ele é feito de maneiras diferentes.
A verdade é que no Brasil, embora tenhamos o nosso próprio jeito de fazer churrasco, inovar o paladar nunca é demais. Diante desta novidade, os amantes de carne têm mais uma opção de degustar um bom prato.
Considerado o churrasco caipira dos americanos, o American BBQ utiliza técnicas de defumação das carnes para garantir mais sabor e amaciamento das carnes.
No American BBQ as carnes são assadas lentamente, para que a maciez da carne seja atingida, ocorre um processo de gelatinização do colágeno. São usados diferentes temperos e termômetros para atingir o ponto certo da carne que é preparada em defumadores e no smoker (uma espécie de churrasqueira). A fonte de calor é a madeira de pinho ou frutas cítricas com pouco carvão.
O corte de carne estrela do American BBQ é o peito de boi (Brisket), além das costelas bovinas e suínas.
A paciência deve ser exercida nesse tipo de prato, pois o processo de cocção é bem lento, o peito de boi pode levar mais de 8 horas para atingir o ponto desejado. Contudo, o resultado final é uma carne saborosa e desmanchando.
Para aprender as técnicas dos churrasco defumado é necessário muito empenho e paciência.
Nos tempos passados não haviam geladeiras e muito menos fogões, a humanidade cozinhava de inúmeras formas, inclusive, defumando os alimentos para conseguir atingir uma cor e aroma agradáveis. Este processo era feito inclusive em peixes e demais frutos do mar.
É importante lembrar que o American BBQ tem sua história ligada aos negros escravos entre os séculos XVlll e XlX. Alguns fugiam das fazendas e a técnica da defumação da carne era muito usada durante as viagens longas para assegurar boas fontes de energia.
Através da defumação, as carnes ficavam mais macias, pois eles precisavam cavar buracos e assar lentamente cortes mais duros, como por exemplo o peito do bovino, que eram partes do boi consideradas de segunda e dispensadas pelos fazendeiros ricos.
Diante desta necessidade, os escravos perceberam que a fumaça aumentava a vida útil da carne e proporcionava um viés anti bactericida, além de conseguir uma maciez e sabor extraordinários.
A partir desta descoberta, começaram a surgir os buracos que mais tarde deram origem aos pit smokers, uma espécie de churrasqueira dedicada para o preparo do American BBQ.
Cada estado dos Estados Unidos prepara o American BBQ de uma forma, entretanto, costuma-se utilizar os pit smokers em todas elas para defumar as carnes. Este equipamento é composto por uma caixa de fogo, onde o carvão é aceso, pelo corpo principal, as carnes são defumadas e a chaminé controla a fumaça.
No American BBQ usa-se lenha, entretanto, é necessário que sejam de árvores frutíferas não resinosas como por exemplo: goiabeira, jambu ou laranjeira.
As lenhas transferem sabor às carnes, por isso, não podem ser qualquer uma, é fundamental fazer uma boa seleção.
O cozimento lento da carne é promovido pela fumaça, por isso, os cortes podem levar mais de 8 horas para ficarem prontos.
Nesse processo, as carnes ficam dentro de uma câmara fechada, onde a fumaça atinge uma temperatura de 100 a 120 graus. Diferente do churrasco brasileiro, não é o carvão que assa a carne, mas sim, a fumaça que circula dentro do pit smoke.
O resultado do American BBQ é uma carne que desmancha, com um sabor completamente diferente!
Confira também: Tábula no “Prazeres da Mesa”
ENDEREÇO
📍 Rua das Acácias, 43, Jardim São Paulo – Americana – SP
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
🕐 Quarta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Quinta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sexta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sábado | 19:00 – 22:00