A salada de burrata e vegetais mediterrâneo é um prato leve e cheio de nutrientes saudáveis para a saúde. Apesar de simples, essa é uma receita bastante sofisticada e oferecida nos restaurantes de boa gastronomia.
Burrata significa ” amanteigado” em italiano, na realidade, se trata de um queijo bem cremoso e fresco que é feito de queijo, nata, sal e leite. Os demais vegetais utilizados, são sempre evidenciando o frescor da estação.
Os países como Itália, Espanha, Malta, Grécia, Turquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro e outros da região são adeptos da dieta mediterrânea. Uma base alimentar focada em frutos do mar, vegetais, legumes, azeite, vinho, pães, oleaginosas, massas e frutos secos.
A origem da salada de burrata é muito semelhante a de outros pratos que surgiram durante um período difícil, onde as pessoas precisavam ter muita criatividade para usar os alimentos e fazer pratos saborosos para se alimentar na escassez.
A burrata surgiu em 1956 na Itália durante uma nevasca muito intensa que rendeu um frio de 10 graus negativos. Nesse período, a população de Puglia e Andria precisou ficar isolada durante duas semanas em suas casas e passaram por algumas dificuldades para abastecer a despensa.
Foi nesse momento que um morador criou um frasco feito com queijo de leite de vaca e recheado de manteiga com stracciatella (queijo fermentado com creme de leite). Nele, foi juntando os pedaços de mussarela que sobravam na produção.
Diante disso, surgiu a famosa burrata, que teve sua receita aprimorada com vegetais da época com o passar dos tempos.
Existem muitas versões da salada de burrata, a verdade é que ela é servida combinada com os vegetais da sazonalidade. Geralmente combina muito com tomatinhos confitados, azeite, pesto, azeitonas, ervas frescas e torradinhas.
No Tábula Restaurante, o Chef criou uma identidade marcante para a receita de salada de burrata, nela vai o queijo cremoso de leite de búfala, legumes grelhados e o aceto Modena.
O Tábula usa o queijo de búfala para criar um sabor mais personalizado, ademais, esse tipo de queijo também derrete bem e fica elástico, como pede a receita.
O preparo exige técnica para derreter o queijo e deixar ele como uma goma, ou seja, tem um ponto certo e é necessário colocar a mão na massa para ficar perfeito.
Depois disso, a burrata recebe o recheio de queijo cremoso de leite de búfala.
É importante ter um bom manuseio da massa para criar uma trouxinha e depois, colocá-las na água fria para endurecer um pouco.
Por fim, a salada com vegetais mediterrâneos é montada para acompanhar a burrata e ela é servida com torradas, uma excelente opção de entrada.
No Tábula Restaurante você encontra pratos leves e sofisticados como a salada de burrata e vegetais mediterrâneo. Confira o menu completo no site e faça sua reserva para ter uma experiência gastronômica diferenciada!
Confira também: APPLE PIE: CONHEÇA MAIS SOBRE ESSA DELICIOSA SOBREMESA
ENDEREÇO
📍 Rua das Acácias, 43, Jardim São Paulo – Americana – SP
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
🕐 Quarta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Quinta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sexta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sábado | 19:00 – 22:00