O Steak Tartare é um dos mais famosos pratos da culinária francesa, se trata de uma iguaria composta de carne crua cortada em minúsculos pedacinhos regados de muitos temperos como sal, pimenta do reino, cebola, ovo, azeite, salsas picadas e outros agregados que complementam essa incrível opção de entrada ou prato principal.
À primeira vista, o contexto pode impactar algumas pessoas que nunca provaram, contudo, o sabor é algo que conquista o paladar de todos que apreciam sabores surpreendentes.
O prato também é conhecido como bife tártaro, embora ficou conhecido como prato da culinária francesa, ele se originou na Alemanha.
A história relata que as primeiras aparições dessa iguaria foi entre os povos bárbaros que viviam na Europa Oriental, afinal, eles comiam muitas carnes de caça ainda cruas.
O preparo do alimento naquele tempo era mais rústico, pois não haviam fogões de fácil acesso, por isso, eles limpavam a carne e tiravam as vísceras e as deixavam sob a sela do cavalo para amaciar.
Fazer deixar a carne adequada para o consumo, eram usados alguns temperos que eles tinham acesso, no entanto, o segredo desse prato sempre foi o fato do sabor da carne prevalecer e não mascarar com outros ingredientes.
Na sua origem a carne usada para fazer o Steak tartare era a de caça, mas foi na França que essa receita foi aprimorada e se popularizou em todo o mundo.
A carne bovina é mais usada para essa iguaria, pode ser diversos cortes, entretanto, o filé mignon é um dos preferidos devido a sua maciez.
A limpeza completa da carne é uma das grandes exigências para se fazer esse prato, é necessário remover toda a gordura e nervos para que esses elementos não sejam sentidos na hora de degustação.
Outro grande diferencial do Steak tartare é a forma como a carne é cortada, devem ser em cubinhos muito pequenos com até 1 mm de largura. Contudo, não pode ser moída, ou seja, é necessário muita destreza na ponta da faca.
O Steak tartar tradicional é feito com filé mignon, uma carne que, por natureza, é macia e saborosa. Ela é picada e armazenada em uma vasilha com gelo, o correto é sempre fazer próximo da hora de ingerir.
Os temperos vão em cima da carne, geralmente são: Gema de ovo, cebola roxa, mostarda, molho inglês, salsinha, cebolinha, pimenta, picles e outros conforme receita do Chef.
O uso da criatividade na escolha dos ingredientes e no momento da montagem do Steak tartare é o que realmente faz a diferença entre um restaurante e outro. Embora o prato seja um clássico, ele não precisa ser igual em todos os detalhes.
A versão Steak Tartare sem carne existe, ela é feita com cogumelos, geralmente um mix bem elaborado para proporcionar uma experiência única para o paladar.
O toque diferenciado do sabor é por conta dos temperos e da crocância dos cogumelos.
Beterraba, quinoa, cenoura e outros elementos viraram a estrela da versão mais vegana do steake tartare. Elaborados com ingredientes que harmonizam perfeitamente entre eles, em alguns casos, são usadas frutas para dar refrescância ao prato.
Nesse caso, o atum e a truta são os mais usados para fazer o steak tartare, ele tem um sabor suave e muito apreciado pela maioria das pessoas.
O objetivo das diversas versões desse prato é agradar a todas as pessoas, afinal, a carne não é unanimidade na alimentação de alguns, seja por não apreciarem tanto o seu paladar ou por não consumirem devido seu estilo de vida.
A verdade é que mesmo mudando o ingrediente base, é possível desfrutar de um steak tartare de qualidade e com muito sabor, pois os demais elementos usados são escolhidos a dedo pelo Chefe.
Esse prato é um símbolo da cozinha parisiense que combina alimentos frescos e crus e acompanha chips de batata ou saladas. É uma boa pedida para uma entrada saudável ou um prato principal mais leve.
A palavra tartare surgiu no século XX quando as pessoas perceberam que esse prato era servido com um molho feito de ovo e vinagre, o molho tártaro que na época também era chamado de “la tartare”.
A cremosidade e a textura do prato agradaram os franceses e com isso, o mundo passou a conhecer esse prato que está presente em praticamente todos os bistrôs em diferentes versões.
O ponto positivo é que cada Chef tem a liberdade de dar o toque especial no steak tartare. Desse modo, a experiência em cada estabelecimento se torna única.
Aqui no Tábula você pode pedir steak tartare! todo o preparo leva ingredientes frescos vindos direto da fazenda para sua mesa para proporcionar a melhor experiência gastronômica.
Confira também: 5 PRATOS CONHECIDOS QUE HARMONIZAM MUITO BEM COM VINHO TINTO