A carne de porco é apreciada no mundo inteiro pelo seu incrível sabor e a possibilidade de criação de pratos diferenciados.
O curioso é que o Brasil, o 4º maior produtor e exportador de carne suína do mundo tem o menor índice de consumo entre os povos. Isso porque existe muita desinformação e preconceito.
O fato é que a carne de porco é a proteína mais consumida do mundo. Contudo, a média no Brasil é de apenas 15 kg por pessoa/ano.
Os primeiros relatos sobre o consumo da carne suína surgiram em 5000 a.C. Naquele tempo, a sua ingestão não era bem vista por religiões como islamismo, judaísmo e o adventismo. E isso perdura até os tempos atuais.
Esses povos consideram a carne de porco imprópria para consumo por ser impura. Isso porque naquele tempo, os suínos eram responsáveis por deixar as pessoas doentes, com muitas verminoses.
Mesmo assim, na idade média a carne de porco era muito consumida, especialmente pelos poderosos.
A verdade é que naquele tempo, os porcos eram selvagens, não havia seleção de matrizes. Com o passar do desenvolvimento da suinocultura, os criadores começaram a desenvolver raças próprias, como é o caso do Brasil.
Com as técnicas de melhoramento genético, as raças foram sendo desenvolvidas para diferentes finalidades, inclusive, os porcos são alimentados de ração animal proveniente do milho e acompanhados em todo o processo para fornecer uma proteína saudável.
O uso de tecnologia é usado para assegurar o bem estar ao animal, inclusive, monitora a sua alimentação saudável e as quantidades consumidas. Com todo esse rastreamento, a incidência de doenças como a teníase se tornou praticamente impossível.
Por fim, não há dúvidas que a carne de porco se tornou uma opção de proteína saudável e viável. Tanto que na década de 60, a carne suína tinha 48% de carne magra e 6 cm de gordura dorsal, hoje em dia, ela tem 60% de carne magra e apenas 1 cm de gordura dorsal.
A Europa é o maior consumidor de carne de porco do mundo, no geral, cada pessoa ingere aproximadamente 44 kg da proteína por ano, seguidos da China e Canadá que consomem uma média de 36 kg e os Estados Unidos 30 kg.
Os sabores da carne de porco são vistos em diversos pratos diferentes com seus inúmeros cortes como: Costelinhas, Pernil, Lombo, Picanha, Filé Mignon e outros.
O Bacon é largamente utilizado nas receitas, sobretudo no café da manhã.
As receitas mais famosas e apreciadas pelo mundo com carne suína são:
Costeleta suína empanada e frita é o prato com essa proteína mais famoso do Japão. Ele é servido com arroz e salada de repolho.
Porco Char Siu (ou porco assado cantonês), é o churrasco Chinês servido com arroz ou massa. A carne é marinada em um molho agridoce e assado no forno.
Saborosa e suculenta, essa receita ganhou o mundo, inclusive o Brasil. Originária dos Estados Unidos, a costelinha coberta com esse molho agridoce agrada todos os paladares.
Churrasco americano, consiste em modo lento de preparo do ombro do porco permitindo que ele se desmanche por inteiro. A carne fica suculenta com sabores diferenciados para montar sanduíches.
Prato alemão que faz muito sucesso, esse clássico é cozido lentamente na panela de pressão e é servido com chucrute.
Esse prato é democrático, pois é servido tanto em botecos e bares como em restaurantes de alta gastronomia. Ele pode ser frito ou assado, vai depender da criatividade do Chef. Essa receita é originária da Itália, onde eles curavam no sal e temperavam com alho, funcho e noz moscada.
Toucinho cortado e frito é uma contribuição da culinária portuguesa que veio ao Brasil junto com os escravos. A iguaria é usada como petisco e para fazer pães e salgados. Não se pode esquecer que é servida com a famosa feijoada, que é feita com cortes suínos.
Produtos defumados e embutidos de qualidade como: Salames, presunto, pastrami, copa, linguiças, salsichas e outros. A palavra tem origem no francês, mas o método era muito usado com carne de porco para prolongar a vida útil dos alimentos.
É impossível ignorar a importância da carne suína no sabor dos pratos, o bacon é um exemplo de muita notoriedade na culinária. Ele serve para incrementar os pratos e dar mais crocância e sabor.
Não é exagero dizer que o bacon é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Durante a idade média, eles chamavam o porco de “bacon” e a receita foi se aprimorando em inúmeros Países até chegar na fórmula de cura que temos hoje.
Mas, o que é o bacon?
É um corte de carne de porco, que pode ser a barriga ou outras partes que contenham menos gordura. Ela é curada com sal e outros temperos e depois disso, é defumada, o que promove um aroma e sabor especial.
Os povos antigos faziam esse procedimento para preservar a carne, uma vez que não tinha geladeira para refrigeração.
No Restaurante Tábula, os clientes podem provar o melhor do bacon nas receitas, assim como um porco crocante feito com barriga assada com sabores inigualáveis.
Venha viver uma experiência gastronômica única!
Confira também: Saiba tudo sobre o drink mais tradicional do Brasil: A Caipirinha!
ENDEREÇO
📍 Rua das Acácias, 43, Jardim São Paulo – Americana – SP
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
🕐 Quarta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Quinta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sexta-feira | 19:00 – 22:00
🕐 Sábado | 19:00 – 22:00