O “Farm to Table” é um dos conceitos mais modernos do universo da culinária e está presente nas melhores cozinhas do mundo. O significado desse termo quer dizer “Da Fazenda para a sua mesa” o que remete a um prato feito com ingredientes sustentáveis vindo de pequenos produtores.
Essa é uma aliança feita entre restaurantes e produtores onde não tem uma intermediação de qualquer outro fornecedor. Dessa forma, o Chef de cozinha tem um ganho na qualidade do ingrediente, enquanto que o produtor consegue um lucro maior da sua venda.
O mundo gastronômico também tem suas mudanças, o fato é que a cada dia está acontecendo uma demanda maior para o Nouvelle Cuisine, um termo Francês que valoriza o uso de ingredientes frescos, vindos de locais próximos e produzidos com poucos processos.
Contudo, o movimento farm to table começou nos Estados Unidos, onde o objetivo era diminuir os fornecedores entre o produtor e os restaurantes. A princípio, o foco era a diminuição dos prazos de entrega dos itens e também dos preços.
No entanto, observou-se que a qualidade e a propriedades nutricionais eram completamente outras, pois os pequenos produtores não usam muitos conservantes químicos.
Depois que esse conceito foi implementado, vários Países do mundo aderiram a onda farm to table. O fato é que a redução dos intermediários aproxima o produtor e o cliente, com isso, é possível obter inúmeras vantagens, como por exemplo: Conhecer profundamente a origem dos ingredientes.
O ganho é dos dois lados, sem mencionar que o cliente é o principal beneficiado, pois vai consumir ingredientes com mais sabor e nutrientes.
Os amantes da gastronomia não gostam apenas de cozinhar, mas sim, de conhecer de perto cada etapa da cadeia de produção e principalmente, a origem do produto que manipula e consome.
A maioria dos alimentos é feito em grande escala, muita qualidade se perde nesse processo. O Farm to Table veio para mudar isso, pois os produtores cultivam e colhem produtos destinados ao cliente certo.
Entre as principais vantagens desse conceito estão:
São produzidos de uma forma mais sustentável, entregues ao restaurantes ainda frescos para o preparo dos pratos.
Quando se trata de carnes, elas possuem certificação e todo o processo é acompanhado para garantir eficiência e qualidade no manejo dos alimentos.
Carnes, verduras, legumes e frutas produzidos em menor escala atendem os mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar.
O controle sanitário é feito com mais eficiência reduzindo o risco de contaminação por agentes patogênicos.
Os Fazendeiros buscam criar uma relação mais próxima com os Chefs de Restaurante, isso incentiva a melhoria da qualidade dos itens entregues.
Ademais, é possível personalizar pedidos conforme a demanda.
Muitos produtores acabam abandonando o plantio de verduras, legumes ou a produção de carne sustentável por não haver uma demanda tão grande que o sustente.
O farm to table virou o jogo e hoje, muitos pequenos produtores conseguem investir na sustentabilidade, pois existe um mercado para eles.
A agricultura familiar desempenha um papel importante no fornecimento desses produtos e também, nas práticas agrícolas que protegem os recursos naturais.
Todo mundo sabe que a condutas agrícolas e industriais sem controle podem gerar danos ao meio ambiente. Entretanto, quando se fala em fazendas que atuam de forma sustentável, o negócio é bem diferente.
Esses pequenos agricultores se importam e fazem de tudo para reduzir os impactos ao meio ambiente.
Quando um Restaurante como o Tábula adere ao conceito Farm to Table, indica que ele apóia esses esforços de garantir que todos os ingredientes foram produzidos de forma consciente e sustentável.
Afinal, é possível produzir comida e preservar os recursos naturais ao mesmo tempo.
É uma iniciativa que nos aproxima do modo de produção de alguns alimentos que comemos todos os dias orgânicos provenientes da nossa própria fazenda. Tudo isso pensado e organizado para que você desfrute das melhores experiências culinárias de forma saudável e sustentável.
Gostou do conteúdo? Confira também: RESTAURANTES QUE FALAM SOBRE EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA