O novo normal durante a pandemia é o “distanciamento social”, e isso tem refletido muito em diversos setores do mercado, sobretudo na “Gastronomia”.
Restaurantes, bares, padarias, cafés e outros do ramo tem sentido uma grande pressão durante esse período. Afinal, o que esses lugares têm em comum é justamente a “confraternização de pessoas”.
Contudo, diante do cenário atual, o setor já está prevendo grandes mudanças estruturais e de consumo, mesmo para o período pós pandemia. Entenda!
Durante a pandemia, nenhum desses estabelecimentos podem abrir, no entanto, continuam atuando por meio de entregas.
Lá no fundo, o setor da gastronomia sabe que muita coisa vai mudar no futuro, especialmente até que tudo isso seja resolvido de uma maneira eficiente onde todos os consumidores voltem a frequentar os estabelecimentos e consumir alimentos fora de casa.
Obviamente que não é nada fácil, pois a gastronomia convive com o público nos salões. Todavia, isso foi mudado e é justamente o cliente que está indicando os novos caminhos de consumo.
O que os bares, restaurantes e demais setores que vendem refeições devem fazer nesse momento, é encontrar meios que atendam esse público com toda a eficiência.
Algumas das soluções apresentadas são:
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes já criou um documento que estipula regras para garantir a segurança do estabelecimento, entre elas:
Esses procedimentos não serão válidos somente para o período da pandemia, mas também para o pós. Afinal, esse vai ser o novo normal no setor da gastronomia para evitar o contágio do vírus.
Algumas hábitos vieram para ficar, pois o mundo será diferente depois desse episódio onde as pessoas estão com medo de outras pessoas.
Alguns Países da Europa já estão voltando a abrir bares e restaurantes, alguns inclusive com soluções um tanto bizarras, como por exemplo, o uso de uma espécie de cabine nas mesas para proteger os clientes.
Talvez esse conceito não chegue no ramo da gastronomia no Brasil, no entanto, é bem provável que o distanciamento de mesas e cadeiras seja o novo normal.
Alguns restaurantes e bares vão precisar remover algumas mesas para conseguir se enquadrar nas novas exigências.
Estabelecimentos que possuem uma área externa para atender seus clientes terão uma prioridade, afinal, as pessoas vão pensar duas vezes antes de se aglomerar em espaços fechados.
Caso o restaurante ou bar não tiver esse privilégio, vai precisar investir em ventilação dos espaços ou até mesmo, com abertura de mais janelas.
Sabe aquele cardápio que passa de mão e mão?
Esse pode estar com dias contados, inclusive, em outros Países, já estão usando o menu digital, onde a higienização é mais rápida e eficaz.
Ou seja, as empresas de gastronomia vão precisar se adaptar, assim como os clientes.
Evitar aglomeração é a palavra de ordem no novo normal, ou seja, adeus para aqueles bares e restaurantes lotados de gente.
A definição do número de pessoas permitidos, vai depender do tamanho do espaço do estabelecimento.
Enquanto os bares e restaurantes estão todos fechados durante a pandemia, o Delivery tem sido a estrela da gastronomia.
Inclusive, algumas empresas que não trabalhavam com esse sistema, encontraram um formato muito vantajoso de atendimento.
Acredita-se que depois da pandemia, o delivery não vai mais ocupar um papel secundário na gastronomia, ele passará a ser um grande aliado dos empresários do setor, afinal, ele oferece vantagens aos clientes como:
Comodidade, qualidade, agilidade e segurança.
O Restaurante Tábula já atua com o Delivery Premium, pois o seu objetivo é fornecer muito mais do que um prato de comida, mas sim, uma experiência cultural única na gastronomia.Portanto, agora você poderá viajar nos sabores criados pelos Chefs do restaurante no conforto da sua casa, pois o Tabula está preparado para o novo normal, além de outras novas soluções como o projeto “Farm to Table” (Da fazenda para sua mesa) para melhorar a sua qualidade de vida com a alimentação.
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